Gustavo Castelo Branco
novembro 24, 2021 Matéria 0 Comment

Tesouraria online: o que é e quais são os benefícios para a sua empresa

Para uma gestão eficiente dos recursos financeiros de uma empresa é imprescindível que a área de tesouraria execute todos os seus processos de maneira integrada com a sua operação e com o ambiente financeiro de maneira ágil, rastreável e segura. Por isso, precisamos falar sobre a tesouraria online!

Atualmente, os processos manuais de tesouraria, por exemplo, remessa e retorno de arquivo texto, geram uma grande dificuldade nos processos de gestão financeira. Há uma assimetria de informação entre as plataformas e/ou sistemas de gestão e os recursos efetivos, fazendo com que seja necessária a conciliação das informações. 

Dessa forma, as empresas dedicam um esforço considerável para assegurar que essa assimetria seja mínima, já sabendo que com a tecnologia atualmente disponível é inviável ter controle total das informações.

Remessa e retorno de arquivo texto (CNAB)

Os bancos operam com tecnologias antigas, fazendo com que o processo de integração dos ambientes ocorra de maneira manual, morosa e suscetível a erros, tornando complexa a operação da tesouraria. 

Um dos processos manuais e mais utilizados que dificultam a rotina da tesouraria no ambiente empresarial é o uso do arquivo texto (CNAB), utilizado para as transações de cobrança e pagamentos. 

O arquivo texto (CNAB) é uma tecnologia antiga e que já foi superada pelo webservice, que também já foi superado pelas APIs. Assim, o ambiente financeiro ficou estagnado, enquanto o mercado como um todo evoluiu com essas soluções.

Seamless Banking

O conceito de seamless banking é uma coisa desejada há muito tempo, já muito difundida no exterior, porém tido como acessível apenas para empresas de grande porte, com volume, complexidade e orçamento expressivos. 

Essa dificuldade tem sido mitigada com o advento de plataformas tecnológicas capazes de tornar os processos mais ágeis e menos manuais, trazendo escala para essas operações, inclusive oferecendo uma alternativa para o uso do arquivo texto (CNAB). 

O FitBank, instituição de pagamento focada em gestão de meios de pagamento, desenvolveu uma plataforma capaz de conciliar o fluxo de gestão com o fluxo de transação, automatizando processos, reduzindo custos, conectando a operação com o ambiente financeiro sem a necessidade de qualquer processo manual. 

Através de uma conta virtual as empresas passam a ter acesso ao que chamamos de tesouraria online. Operando através de uma tesouraria online, a informação passa a ser gerada automaticamente por um sistema, eliminando a possibilidade de qualquer tipo de adulteração, garantindo a execução do processo.

Vantagens da tesouraria online

Com a utilização de uma tesouraria online a empresa tem acesso a cobranças automatizadas, pagamentos integrados, autorização transparente de pagamentos, gestão unificada das contas da empresa, sem a necessidade de conciliação, ainda assim reduzindo custos, obtendo eficiência operacional e financeira. 

Cobrança automática: o processo de cobrança integrado com uma tesouraria online executa em uma única carteira todas as atividades de cobrança, realizando, por exemplo, a emissão automática de boletos. Dessa forma não há necessidade de usuários acessando múltiplos sistemas para realizar cobranças e o processo que antes era manual passa a ser automatizado. 

Recobrança automática: a tesouraria online permite o acompanhamento online das cobranças com a funcionalidade de envio de notificações automáticas para relacionamento com os clientes, além de uma estrutura de recorrência, evitando retrabalhos e constantes verificações de pagamentos manuais. 

Pagamentos integrados: ao invés de operar múltiplos sistemas, os pagamentos seguem a mesma lógica de operação da empresa, integrado à plataforma e/ou sistema de gestão, de forma aderente ao fluxo de aprovação da empresa. 

Sem necessidade conciliação: sendo gerada por um sistema, a lógica informacional se inverte, pois a informação já nasce conciliada. Ao invés de conferir a geração da informação, o processo como um todo converge para a apuração e auditoria da operação como um todo. Dessa forma, ao invés de conciliar a informação manual ou automaticamente, a necessidade de conciliação é eliminada, pois a informação está conectada à execução financeira. 

Por que utilizar tesouraria online?

Autorizações de pagamentos: com um sistema integrado, as autorizações podem ser realizadas através da lógica informacional do sistema de gestão da empresa — marcação dos centros de custo, detalhamento da informação por tipo de custo/despesa e fluxo de caixa etc. Ao invés de aprovar TED e boleto, você aprova o aluguel, a conta de água etc. Essa maior visibilidade traz mais transparência a agilidade para o gestor no processo de autorização, e traz mais granularidade à gestão, pois o processo de autorização fica mais eficiente e permite uma maior minúcia ao auditar as informações. 

Gestão das contas bancárias: hoje, em muitos processos, múltiplas contas são essenciais à operação da empresa, por conta de condições comerciais ou especificidades operacionais. 

Uma tesouraria online permite que a entrada/saída dos recursos seja centralizada e que o excedente a ser investido possa ser facilmente transferido para quaisquer contas da empresa, de forma automatizada, trazendo mais eficiência e controle ao processo. 

Como destacamos, a utilização de uma tesouraria online abre portas para que a empresa possua processos ágeis, rastreáveis, seguros e automatizados reduzindo custos, resultando em um processo integrado e conciliado com o ambiente financeiro sem a necessidade de rotinas manuais. 

E então, leitor? Quer conhecer mais sobre essa prática? Entre em contato com o nosso time e conheça um pouco mais sobre o que preparamos para você.