Fone: +55 11 4200 3130|E-mail: contato@fitbank.com.br

Toda empresa possui atividades de tesouraria dentro do seu processo de gestão e em um determinado momento essas atividades irão exigir o contato com o bancos. Conectar a operação da empresa ao ambiente financeiro não é uma tarefa simples.

A desconexão dos ambientes dificulta o processo de unificação das informações, não sendo possível garantir se o que está na conta bancária corresponde ao que é apresentado no sistema de gestão, sobretudo, causando ineficiência financeira e operacional.

Para qualquer empresa a qualidade nos processos gestão financeira garante uma operação saudável e um crescimento consistente. A conexão dos ambientes faz parte desse processo, porém costuma exigir inúmeras manualidades, mesmo com um ERP plenamente implantado e funcionando.

Os sistemas de gestão, conectados a área de tesouraria, garantem o controle financeiro, fiscal e contábil da empresa, automatizando rotinas manuais e possibilitando a granularidade de controle dos recursos financeiros de forma integrada.

Contudo, os bancos operam com tecnologias antigas, fazendo com que o processo de integração dos ambientes ocorra de maneira manual, morosa e suscetível a erros, tornando a conexão complexa até mesmo para os ERPs.

Assim, manter a informação operacional, financeira e contábil conciliada é um processo custoso e manual, e o mercado vem percebendo a necessidade das empresas que utilizam sistemas de gestão passarem a ter esse processo totalmente automatizado.

Tesouraria Online

O FitBank, Fintech habilitada como instituição de pagamentos pelo Banco Central, conecta empresas a serviços financeiros numa experiência seamless banking. Através de uma conta virtual com serviços financeiros integrados ao ERP, o FitBank é capaz de trazer todos os serviços bancários para dentro da operação das empresas de maneira automatizada, eliminando a necessidade de conciliação.

Conectado ao ERP através de uma API (Application Programming Interface), o próprio sistema de gestão passa a solicitar os serviços financeiros, com a informação totalmente conectada à transação. Assim, o fluxo operacional da empresa passa a caminhar atrelado a sua operação bancária, tanto no processo de cobrança quanto de pagamento.

No processo atual, todas essas informações são perdidas a partir do momento que chegam ao banco. Em extratos bancários, por exemplo, os lançamentos são realizados sem detalhamento (exemplo: TAXAS -R$ 10.000), sendo este o limite de informação que as empresas recebem dos bancos. Dessa forma as informações do fluxo operacional e financeiro são perdidas a partir do momento que chegam ao banco.

Com o FitBank, a necessidade de conciliação é eliminada, e o processo passa a ser transparente e automatizado. Todos os documentos relacionados à movimentações financeiras passam a estar vinculados: autenticação, comprovante de pagamento, imagem do título e NF. Ao invés de conferir cada documento individualmente, a auditoria passa a ser realizada no processo como um todo.

Uma tesouraria online oferece rastreabilidade, agilidade e segurança à gestão. A informação é disponibilizada de maneira acessível, detalhada e completa, tornando o processo de Cobranças e Pagamentos mais seguro, automatizado, com redução de riscos e custos inerentes à gestão financeira e à operação como um todo.

E então, leitor? Já pensou em utilizar uma plataforma capaz de unificar informações financeiras à operação de sua empresa? Se gostou deste material, comente abaixo ou entre em contato com o nosso time para saber mais sobre o FitBank.