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Quer seja por uma crise conjuntural como a que estamos vivendo, quer seja em função da necessidade de novos investimentos, a busca por crédito é uma empreitada comum entre micro, pequenos, médios e grandes empresários. Ocorre que, em função destes mesmos fatores estruturais – dívidas, nome negativado, falta de comprovação de solvência – nem sempre o empreendedor consegue alcançar a grana extra para conseguir dar um passo adiante.

O avanço das fintechs, no entanto, está revolucionando o mercado de crédito tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Em 2019, a SPC Brasil já cantava essa bola. “O mercado de crédito vem passando por mudanças importantes, que poderão impactar a oferta de crédito e as taxas de juros nos próximos meses. A chegada de fintechs para competir com os bancos, as novas regras do rotativo e do cheque especial e, mais recentemente, a aprovação do Cadastro Positivo são algumas das medidas que vão nesse sentido. Os dados do Banco Central mostram, com efeito, que as concessões de crédito estão crescendo. Há, portanto, espaço para que o uso do crédito avance entre os consumidores, mas isso dependerá da continuidade da recuperação econômica e da retomada da confiança do consumidor”, mencionou o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, em entrevista à Mercado & Consumo.

Como se viu, a reativação da economia não avançou em função do cenário internacional, em que a crise foi galvanizada em decorrência da pandemia de coronavírus. Mais um ponto positivo para as fintechs – empresas de tecnologia aplicada às finanças – que dispensam a burocracia e o prontuário exigido pelos bancos para oferecer crédito. Vamos conhecer algumas diferenças básicas?

Novos critérios

Enquanto as instituições bancárias se apegam a critérios muito rigorosos e generalistas para concessão de crédito, como comprovação de renda, histórico de dívidas pregressas, negativação de nome e eventualmente a apresentação de um fiador ou um de um lastro patrimonial, as startups financeiras são mais flexíveis e personalizadas.

É possível acessar crédito inclusive com o nome negativado, contanto que seja apresentado um plano de trabalho compatível com a análise de mercado, bem mais moderna que as exigidas pelas instituições bancárias.

As análises de risco, portanto, são mais adequadas ao comportamento de cada requerente, com foco no planejamento e na rentabilidade dos projetos.

Rápido e capilarizado

O Brasil tem um universo de 50 milhões de habitantes desbancarizados. É muita gente que, por opção ou contingências da vida, está afastada do acesso tradicional a empréstimo e outros tipos de crédito – incluindo os mais corriqueiros, como os cartões.

As fintechs, por sua vez, dispensam o itinerário bancário para oferecer crédito rápido, sem taxas extorsivas e com o procedimental simplificado: basta baixar um aplicativo no celular para enviar a proposta.

E celular, como se sabe, quase todo mundo tem: acaba de sair a mais recente Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), que revela que a grande maioria da população acessa a internet pelos dispositivos móveis.

Muito prazer, fintech

Uma realidade muito comum entre quem busca crédito pelas formas convencionais é o desconhecimento.
Por mais que gerentes de pessoas jurídicas se esforcem para entender a peculiaridade de cada requerente, esses profissionais têm pouca autonomia para descumprir o protocolo dos bancos.

No caso das fintechs, os regramentos são mais abertos e cada projeto é estudado individualmente.

Isso tem aberto frente para concessão de créditos inconcebíveis tempos atrás – como os financiamentos solidários, nos quais grupos de empreendedores pedem dinheiro juntos para ratear em projetos próprios.

O FitBank , além de permitir captação de crédito através de suas soluções financeiras como a conta digital, conta com a Fitkb, joint-venture do FitBank com a FIDC Kobold, para oferecer crédito através da captação pelo mercado de capitais.

O objetivo é dar às fintechs, marketplaces e até as desbancarizadas, acesso ao crédito mais barato do que encontram no mercado como um todo.

Se você quer saber mais sobre as soluções do FitBank para o seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores em nossos canais de atendimento.

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