Fone: +55 11 3031 0980|E-mail: contato@fitbank.com.br

O Fitbank é uma instituição de pagamento emissora de moeda eletronicapré-paga que opera com tecnologia própria;

• Estamos em processo bem adiantado de autorização no BCB para integração ao SPB e consequentemente ao SPI e PIX.

• Seremos Participantes Diretos de SPB e SPI e ofereceremos ao mercado as soluções mais completas de BaaS B2B, desenvolvido com tecnologia 100% Fitbank disponíveis a partir de nossa autorização no BCB e integração à RSFN.

• Esperamos para o segundo Semestre/2020 a conclusão do pleito de autorização no BCB e consequente entrada no processo de homologação do PIX e SPB.

Estratégia Fitbank para participação no PIX

O Fitbank é uma empresa de tecnologia proprietária que oferece produtos e soluções para descomplicar os processos de pagamentos disponíveis no mercado sempre como Banking as a Service.

Neste momento, somos uma Instituição de Pagamento Emissora de Moeda Eletrônica na modalidade Pré-Paga não integrante ao SPB. Em julho de 2019 demos entrada no pleito de autorização de funcionamento junto ao Banco Central do Brasil após termos atingidos os critérios regulatórios para o pedido de supervisão e integração ao SPB em maio/2019.

Nosso processo caminha bem junto ao BCB e esperamos ainda para o segundo semestre de 2020 a conclusão do pleito, a supervisão do BCB e a integração a RSFN e ao SPB.

Durante este período, o SPI e o PIX tiveram seus cronogramas e regras de participação e funcionamento definidos. O Fitbank acompanha este assunto de forma muito próxima, atento as regulações e as especificações técnicas divulgadas até então.

Do ponto de vista tecnológico nossa arquitetura prevê, desde sua concepção em 2016, o endereçamento externo das contas de pagamento por ela gerida, contemplando a integração ao SPB e a possibilidade de ser facilmente ajustável para quaisquer padrões que venham a ser definidos, como é o caso do PIX , agora em testes pelo BCB. Essa flexibilidade sempre foi o nosso Norte e cria somente a necessidade de ajuste das conexões uma vez atendidas as questões regulatórias.

Já começamos o trabalho de ajuste da estrutura endereçamento necessária para funcionamento do PIX na plataforma Fitbank e adotamos aestratégia de iniciar nossa participação de forma Direta em ambos os sistemas de pagamentos do BCB.

SPB e PIX deverão nascer juntos no Fitbank a partir do início do processo de homologação de integração a RSFN decorrente do deferimento de nosso pleito de autorização iniciado em julho/2019.

Acreditamos que com esta estratégia, seremos capazes de oferecer uma melhor experiencia aos nossos Clientes utilizando a tecnologia Fitbank para incrementar nossa oferta de soluções ao mercado de meios de pagamento.

Mais sobre o PIX e a organização de sua participação: Todos os interessados em participar Direta ou Indiretamente do PIX serão
avaliados pelo BCB e para tal, deverão cumprir as exigências regulatórias, concluir a etapa de homologação proposta e ser aprovado pelo BCB.

Os participantes Diretos do PIX que convidarem participantes Indiretos, deverão garantir que estes atendam aos requisitos técnicos e regulatórios para entrada em funcionamento dentro da primeira onda prevista para lançamento em novembro/2020.

• Capital Social Integralizado mínimo de R$ 2 milhões.

• PLD – Prevenção Lavagem de Dinheiro (Circular 3.978/2020).

• Gerenciamento de Riscos Operacionais (Circular 3.681/2013).

• Política de Segurança Cibernética (Circular 3.909/2018).

O cronograma do BCB de implementação do PIX a partir de 1º de junho/2020:

• 1º de junho: data limite para instituições solicitarem adesão ao PIX e participarem desde o lançamento (haverá nova oportunidade a partir de 1º de dezembro);

• 1º de junho a 16 de outubro: etapa homologatória e conclusão da etapa cadastral (documentos e informações devem ser encaminhados ao Departamento de Competição e Estrutura do Mercado pelo Protocolo Digital do BC);

• Junho: Divulgação dos regulamentos das plataformas operacionais (SPI e DICT);

• Julho: Divulgação do regulamento do PIX e manuais técnicos

• Novembro: lançamento do PIX para o público

Se tiver dúvidas ou quiser conversar com a gente sobre o PIX, mande um
e-mail para contato@fitbank.com.br ou procure o seu interlocutor no
Fitbank que organizamos um bate-papo sobre o tema.

Assine a newsletter do FitBank e fique por dentro das novidades do mercado financeiro e de tecnologia. É rapidinho.