Fone: +55 11 4200 3130|E-mail: contato@fitbank.com.br

Atualmente, as empresas encontram dificuldades em conectar seu ambiente informacional com o ambiente financeiro. Os sistemas de gestão, por exemplo, que auxiliam no processo de gerenciamento informacional de empresas são capazes de integrar todos os dados e processos, porém não conseguem conectar a empresa ao ambiente financeiro por conta da complexidade envolvida.

Isso ocorre principalmente por conta da relação de dependência das empresas com o ambiente financeiro, uma vez que os bancos operam com tecnologias antigas, fazendo com que o processo de integração dos ambientes ocorra de maneira manual, morosa e suscetível a erros, tornando a conexão complexa até mesmo para os ERPs.

A desconexão dos ambientes pode ocasionar o descontrole da informação e desconhecimento do que está acontecendo entre os ambientes, ou seja, não é possível identificar se o que está na conta bancária corresponde ao que é apresentado no sistema de gestão.

Se o cliente do banco possui R$ 100, por exemplo,  há todo um processo manual para garantir que o seu sistema mostre a posse desse valor. Esse processo manual possui diversas vulnerabilidades, cujas consequências são: erro, adulteração e demora na atualização da informação. A desconexão, sobretudo, causa ineficiência financeira e operacional.

Já a conexão dos ambientes quando realizada de maneira plena e automatizada otimiza o processo de gestão financeira da empresa como um todo, fazendo com que o fluxo operacional da empresa passe a caminhar atrelado a sua operação bancária, tanto no processo de cobrança quanto de pagamento.

Ninguém quer necessariamente emitir boleto ou fazer TED. As tesourarias, por essência, querem apenas cobrar e pagar. Inclusive, é no processo de conexão do ambiente informacional com o bancário que são contratados os serviços financeiros que garantirão a liquidação de toda a carteira de cobrança e pagamento da empresa.

Consequentemente, o resultado deste processo também se relaciona com o setor contábil da empresa, uma vez que a contabilidade se alimenta do resultado de todo este processo junto aos bancos. Portanto, é de grande importância que não haja vulnerabilidades nos processos anteriores para que dessa forma a empresa possa operar com maior visibilidade da sua realidade financeira, com resultados claros e concisos que podem auxiliar em futuras tomadas de decisão, processos de auditoria, entre outros.

As três esferas da gestão financeira

A gestão financeira de uma empresa é composta por três esferas que interagem entre si, são elas:

Operação

Financeiro

Contabilidade

O grande desafio hoje é conectar o ambiente informacional ao ambiente financeiro de maneira automatizada tornando o processo ágil, conciliado, rastreável e seguro em todas suas esferas e etapas de interação.

  • Operação:

A operação de uma empresa pode ser gerenciada com ou sem um sistema de gestão. Sendo o modo como a empresa gere os seus recursos uma variável que depende principalmente da sua necessidade operacional. Porém independentemente do modo que a empresa opera as informações sobre os seus recursos a esfera financeira que está relacionada a esse processo terá que obrigatoriamente em um dado momento se conectar ambiente bancário.

  • Financeiro:

A tesouraria é o coração do ambiente informacional da empresa, ela se alimenta das informações geradas diariamente do fluxo operacional seja de produtos, serviços, despesas fixas ou variáveis seja via sistema de gestão ou controle interno. E a partir dessas informações gera o controle financeiro de entradas e saídas a serem realizadas.

Para que a liquidação pagamentos e recebimentos ocorra, deve haver a conexão do ambiente financeiro da empresa com os bancos, através das atividades de tesouraria. Atualmente, as tesourarias operam de forma vagarosa e manual uma vez que para o fluxo de informação se transformar em entradas e saídas, e em seguida ser liquidado e posteriormente consolidado é necessário um processo manual e conforme dito anteriormente, os bancos operam com tecnologias antigas, fazendo com que o processo de integração dos ambientes ocorra de maneira manual, morosa e suscetível a erros, tornando a conexão complexa.

Interação da tesouraria com o ambiente informacional

Para que uma tesouraria inicie todo seu processo, é preciso que haja um fluxo de entradas e saídas a ser contabilizado e esse fluxo tem origem na informação que pode estar em sistema de gestão ou a partir de um controle manual interno.

Para empresas que possuem um sistema de gestão integrado ao seu processo de tesouraria é possível garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da empresa.  Contudo, a utilização de um ERP não garante a conexão da tesouraria com o ambiente bancário sem a necessidade de processos manuais suscetíveis a riscos de adulteração, vulnerabilidades e não-execução de processos.

Interação da tesouraria com o ambiente bancário

Toda empresa em um determinado momento terá a necessidade de conectar o seu ambiente financeiro ao ambiente bancário. Para que isso ocorra, a tesouraria passa a operar todo processo de pagamento e recebimento pendentes, que pode contemplar, por exemplo, despesas fixas ou variáveis, folha de pagamento, pagamento de concessionárias e fornecedores, recebimento de clientes e etc.

É no processo de interação da tesouraria com o bancário que são contratados os serviços financeiros que garantirão a liquidação de toda a carteira de cobrança e pagamento da empresa. Conforme dito anteriormente, ninguém quer necessariamente emitir boleto ou fazer TED. As tesourarias, por essência, querem apenas cobrar e pagar.

Contudo, esse processo ocorre de maneira manual ou automatizada com a utilização de CNAB para remessa e retorno, nele também são realizados todos os processos emissão de boletos, realização de TEDs, confirmação de pagamentos entre outros processos de verificação que tornam o processo moroso por conta da estrutura ferramental oferecida pelos bancos.

A interação entre os ambientes como percebido é complexa da forma como ocorre. Já com as tecnologias atuais é possível oferecer às empresas uma experiência de tesouraria online. Com ela é possível conectar empresas a serviços financeiros numa experiência seamless banking sem a necessidade de conciliação com a informação conectada à transação, processos rastreáveis, ágeis, automatizados e seguros.

  • Contabilidade:

A contabilidade é a esfera da apuração do ambiente operacional da empresa. É resultante da operação financeira realizada, é a esfera onde todas as informações são consolidadas e então é gerado o balanço patrimonial.

Da mesma forma que o ambiente financeiro se alimenta da operação da empresa e interage com os bancos, a contabilidade é a esfera de apuração do resultado final de toda essa interação.

Com uma operação ágil, rastreável, segura, sem a necessidade de conciliação com informações conectadas à transação, a área contábil e de auditoria muito se beneficiam, pois a lógica informacional de apuração, auditoria e compliance é invertida, uma vez que a conferência não mais é realizada após a geração da informação, ela já nasce conciliada.

Seamless Banking

A experiência de tesouraria online que o FitBank, instituição de pagamento regulada pela lei 12.865 de 2013 pelo Banco Central, oferece é capaz conectar empresas ao ambiente financeiro numa experiência seamless banking.

Para empresas que desejam automatizar seus processos financeiros, reduzir custos e se conectar ao ambiente bancário sem complexidade o FitBank oferece rastreabilidade, agilidade e segurança ao processo como um todo, integrados nos principais bancos de varejo do Brasil o FitBank também oferece todos os serviços financeiros que a empresa necessita.

 Com o FitBank conectado via API no sistema de gestão da empresa, o sistema passar a chamar os serviços e a operação bancária da empresa, dessa forma todo o fluxo financeiro e bancário passam a interagir de maneira integrada, inclusive sem a necessidade de conciliação uma vez que a informação nasce conectada a transação.

No momento que isso tudo é subido para o banco nos processos atuais, todas as informações se perdem, por isso a necessidade de conciliação. Por meio de uma tesouraria online as empresas conseguem conectar uma coisa na outra e este processo de gestão da cobrança ou de gestão do pagamento passa a ser transparente e conciliado com relação a execução do financeiro.

O processo de cobrança integrado com o FitBank, por exemplo, é executado em uma única carteira. Dessa forma não há necessidade de usuários acessando múltiplos sistemas para realizar cobranças e recobranças, o processo que antes era manual passa a ser automatizado.

A experiência de tesouraria online que o FitBank oferece também é capaz de integrar todos os tipos de contas conforme o fluxo de aprovação da empresa.

Em ambos os processos seja de pagamentos e recebimentos a conexão com o ambiente bancário é realizado de maneira ágil, automatizada e segura sem a necessidade de redes de valor agregado, soluções que envolvem a necessidade de links dedicados, estrutura complexa de segurança, além de haver a cobrança de setup e licenças.

E ainda nesse cenário o setor contábil e de auditoria muito se beneficia, pois a lógica informacional de apuração, auditoria e compliance é invertida, uma vez que a conferência não mais é realizada após a geração da informação, pois ela já nasce conciliada.

Para que haja a execução de todas essas atividades, interações e conexões o FitBank possui uma conta virtual que traz toda a visibilidade necessária com granularidade de informação de todo esse processo financeiro, operando na própria titularidade (conforme lei 12.865/2013). Dessa forma é possível  oferecer uma experiência totalmente transparente com os serviços que a empresa já consome, porém com uma camada tecnológica que trata a informação, tornando-a totalmente rastreável, online e conciliada. Cobrando apenas por serviços financeiros (Finance As A Service), fazendo com que agora o ambiente bancário se adapte à lógica de operação da empresa.

E então leitor,  se interessou pelo conteúdo e quer saber mais? Comente abaixo ou entre em contato com nosso time para entender como o FitBank pode te ajudar.