Fone: +55 11 4200 3130|E-mail: contato@fitbank.com.br

Com o crescimento do mercado imobiliário, cada vez mais empresas se especializam na administração de condomínios. Segundo o IBGE, atualmente há aproximadamente 70.000 empresas no setor imobiliário e cerca de 1 milhão de condomínios espalhados pelo Brasil.

Gerenciar as operações financeiras dessas “pequenas-cidades” não é uma tarefa simples, por isso as administradoras de condomínios entram em cena, tornando-se responsáveis pela gestão fiscal e burocrática dos edifícios.

A complexidade de gerenciamento está presente principalmente no processo de conexão das administradoras com o ambiente bancário, uma vez que os bancos operam com tecnologias antigas, fazendo com que o processo de integração dos ambientes ocorra de maneira manual, morosa e suscetível a erros, tornando a conexão complexa até mesmo para os sistemas de gestão.

A desconexão pode, inclusive, ocasionar o descontrole da informação e desconhecimento do que está acontecendo entre os ambientes, ou seja, não é possível identificar se o que está na conta bancária corresponde ao que é apresentado no sistema de gestão imobiliário.

Contudo, com o advento das tecnologias atuais já é possível descomplicar esse processo. Conectando os ambientes de maneira automatizada, é possível fazer com que o fluxo operacional da administradora passe a caminhar atrelado a sua operação bancária, tanto no processo de cobrança quanto de pagamento.

Além disso, a automação financeira é capaz de proporcionar às administradoras de condomínio escala para as suas operações, garantindo o fluxo total das informações com processos simples, flexíveis, rastreáveis, ágeis, eficientes e seguros.

Parceria FitBank e Base Software

A Base Software, referência em desenvolvimento, automação e modernização de sistemas de gestão para a indústria imobiliária, pensando na otimização em larga escala de seus processos acaba de fechar uma parceria estratégica com o FitBank, Fintech habilitada como instituição de pagamentos pelo Banco Central, conecta empresas ao ambiente bancário numa experiência seamless banking.

Atualmente, a Base Software tem suportado através das administradoras de bens, a gestão de mais de 10.000 condomínios e imóveis no Brasil. Seus produtos foram desenvolvidos utilizando-se do entendimento das rotinas operacionais envolvidas neste segmento, onde a produtividade na execução das tarefas, clareza na prestação de contas e a oferta de serviços diferenciados, são fatores cruciais em um mercado cada vez mais seletivo.

Com uma conta virtual com serviços financeiros integrados ao Base Software, o FitBank é capaz de trazer todos os serviços bancários de pagamentos e recebimentos para dentro da operação das administradoras de maneira automatizada, eliminando a necessidade de conciliação.

Através  de uma API (Application Programming Interface), o próprio sistema de gestão passa a solicitar os serviços financeiros, com a informação totalmente conectada à transação. Assim, o fluxo operacional da administradora passa a caminhar atrelado a sua operação bancária, tanto no processo de cobrança quanto de pagamento.

“Estamos muito entusiasmados com a integração dos nossos sistemas de administração de condomínios e locações de imóveis com o FitBank, o que irá proporcionar para os nossos clientes um ambiente muito prático, seguro e eficiente para a gestão de cobrança e pagamentos. A atividade de administração imobiliária envolve uma grande necessidade de gestão dessas operações, seja para a cobrança das cotas condominiais e dos aluguéis de imóveis como também nos pagamentos de despesas de várias naturezas. A integração dos sistemas com o Fitbank, traz para dentro do nossos aplicativos as interfaces necessárias para efetuar todas as operações, simplificando muito todos esses processos, aumentando a segurança, reduzindo custos operacionais além de reduzir também custos diretos de tarifas bancárias. Temos certeza de que os resultados dessa parceria serão altamente percebidos pelo mercado o que trará para a Base Software um retorno importante na forma de satisfação dos nossos clientes.” explica Ronaldo de Andrade, Diretor de Marketing – Base Software.

Com a integração do FitBank no sistema de gestão da administradora, há a eliminação total de rotinas manuais que envolvem o processo de gestão financeira dos condomínios, inclusive oferecendo uma alternativa para o uso da CNAB. A estimativa é que o Fitbank economize até 50 horas de trabalho humano por mês.

“A parceria une a expertise da Base em Software de Gestão de Condomínios e Locação de Imóveis, e o conhecimento do FitBank na integração inteligente das empresas com o ambiente financeiro numa experiência seamless banking. As transações financeiras são executadas diretamente do sistema de gestão, conforme a estrutura de recebimentos e pagamentos da Administradora de Bens, sem a necessidade de conciliação e rotinas manuais”, explica Otavio Farah, CEO do FitBank.

Seamless banking

A emissão de boletos com FitBank ocorre de maneira simples e rápida, com taxas reduzidas, sem a necessidade de homologação ou geração de arquivos de remessa e processamento de arquivo de retorno.

Assim, as operações financeiras são realizadas da forma como foram programadas para cada condomínio ou unidade de locação, garantindo a execução de todas as rotinas.

A aprovação de pagamentos ocorre de maneira simples, rápida, rastreável e transparente com o detalhamento da informação por condomínio ou imóvel, tipo de custo/despesa, seu destinatário e quaisquer outras informações necessárias para a administradora de condomínios e imóveis.

Com um único usuário e transações via token, a administradora tem a opção de autorizar e gerenciar pagamentos e recebimentos diretamente do ContaFit, aplicativo do FitBank, ou pelo Portal FitBank.

Atividades de acompanhamento, cobrança, conciliação e recobrança tornam-se rotinas automáticas, podendo a administradora gerenciar a exceção e não mais a regra. Diminuindo drasticamente a possibilidade de erros no processo.

Com um histórico separado por contas com seus respectivos comprovantes disponibilizados pelo FitBank, toda a informação referente à movimentação do período é disponibilizada de forma estruturada, segregada por condomínio, com acesso online, eliminando qualquer chance de erro na conciliação.

Além disso, informações de fechamento são disponibilizadas no 1º dia útil do mês subsequente, tornando o processo de análise muito mais ágil.

A parceria possibilita às administradoras de bens obter automação financeira com processos ágeis, rastreáveis, seguros e automatizados. Além da eficiência operacional e financeira, economias de custo estão no conjunto de benefícios.

Com uso das tecnologias mais modernas disponíveis atualmente, a Base Software e o FitBank fornecem uma plataforma que atende exatamente a demanda das administradoras no que tange a automação financeira.