Com o crescimento do mercado imobiliário, cada vez mais empresas se especializam na administração de condomínios. Segundo o Secovi, há cerca de 190 mil condomínios no Brasil, sendo 40 mil só na cidade de SP. E o que a automação financeira tem a ver com isso?
Neste cenário imobiliário, contratar uma administradora profissional facilita a vida nos edifícios.
Ao gerenciar as operações financeiras dessas “pequenas-cidades” as administradoras tornam-se responsáveis pela gestão fiscal e burocrática dos condomínios. Contudo, esse processo exige inúmeras manualidades, que tornam a operação lenta, custosa e suscetível a erros.
A desconexão do ambiente operacional da administradora com o ambiente financeiro dificulta o processo de unificação das informações, não sendo possível garantir se o que está na conta bancária corresponde ao que é apresentado no sistema de gestão, sobretudo, causando ineficiência financeira e operacional.
Com o advento das tecnologias atuais é possível conectar os ambientes de maneira automatizada garantindo o fluxo e gerenciamento da informação.
A automação financeira é capaz de proporcionar às administradoras de condomínio escala para as suas operações, garantindo o fluxo total das informações com processos simples, flexíveis, rastreáveis, ágeis, eficientes e seguros.
O FitBank é uma instituição de pagamentos, que atua como pessoa jurídica habilitada a realizar pagamentos e cobranças em nome de terceiros, regulamentada pelo Banco Central. Conecta administradoras de condomínio a serviços financeiros numa experiência seamless banking.
Através de uma conta virtual integrada ao ERP, o FitBank é capaz de trazer todos os serviços financeiros para dentro da operação das administradoras, eliminando a necessidade de conciliação, automatizando processos e reduzindo custos.
Conectado ao ERP através de uma API (Application Programming Interface), o próprio sistema de gestão passa a solicitar os serviços financeiros e, dessa maneira, a informação é gerada totalmente conectada à transação. Isso elimina a possibilidade de qualquer tipo de adulteração ou erro humano, garantindo assim a execução do processo.
Dessa forma, o fluxo operacional da administradora passa a caminhar atrelado a sua operação bancária, tanto no processo de cobrança quanto de pagamento.
Com a integração do FitBank no sistema de gestão da administradora, há a eliminação total de rotinas manuais que envolvem o processo de gestão financeira dos condomínios, inclusive oferecendo uma alternativa para o uso da CNAB. A estimativa é que o Fitbank economize até 50 horas de trabalho humano por mês.
Atividades de acompanhamento, cobrança, conciliação e recobrança tornam-se rotinas automáticas, podendo a administradora gerenciar a exceção e não mais a regra. Diminuindo drasticamente a possibilidade de erros no processo.
Com um histórico separado por contas com seus respectivos comprovantes disponibilizados pelo FitBank, toda a informação referente à movimentação do período estará disponível de forma estruturada, segregada por cada condomínio, com acesso online, eliminando qualquer chance de erro na conciliação.
A abertura, gerenciamento e controle de acesso de uma ou mais contas condominiais com o FitBank passam a ocorrer via sistema de forma automática, apenas cabendo à administradora inserir as informações necessárias.
Da mesma forma, a reivindicação de acesso de eventuais funcionários desligados passa a ser controlada de um só lugar, trazendo liberdade para a gestão e mitigando riscos.
Como destacamos, a utilização de uma tesouraria online possibilita às administradoras de condomínio obter automação financeira com processos ágeis, rastreáveis, seguros e automatizados.
Além da eficiência operacional e financeira, as economias de custo estão no conjunto de benefícios. Com uso das tecnologias mais modernas disponíveis atualmente, o FitBank fornece uma plataforma que atende exatamente a demanda das administradoras no que tange a automação financeira.